Código da ação:
14
Código de acreditação:
CCPFC/ACC-83363/15
Descrição:
Pretende-se com esta ação de formação dotar os formandos de técnicas de construção de itens para testes de avaliação sumativa, de técnicas de construção e aplicação de critérios de avaliação. Pretende-se desta forma contribuir para melhorar o processo ensino-aprendizagem da Física e da Química e refletir acerca de metodologias orientadas para a melhoria do desempenho dos alunos nas provas de avaliação externa.
Destinatários:
Professores do Grupo 510
Tema:Avaliação
Tipologia:
Matemática e Ciências
Modalidade:
Oficina de formação
Objectivos:
- Promover a reflexão crítica partilhada acerca de estratégias ensino-aprendizagem postas em prática;
- Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre avaliação das aprendizagens;
- Estudar a diversidade de tipologias de itens quanto à sua construção e limitações;
- Refletir sobre a importância da definição clara de critérios gerais e específicos de classificação;
- Refletir sobre a metodologia de aplicação dos critérios gerais e específicos de classificação;
- Favorecer a emergência de práticas pedagógicas que permitam aos professores desenvolver instrumentos de avaliação similares aos exames;
- Melhorar os processos de recolha e sistematização dos resultados que favoreçam, por um lado a regulação dos processos de ensino e de aprendizagem e, por outro, a identificação de constrangimentos nos instrumentos de avaliação e nos contextos da sua aplicação;
- Estimular a criação de comunidades de prática que favoreçam a partilha de materiais e o trabalho cooperativo entre os professores.
Duração total de acreditação:
50
Duração presencial:
25
Duração trabalho autónomo:
25
Observações: