POTENCIALIDADES DA ILUSTRAÇÃO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL EM CONTEXTO EDUCATIVO 

Código da ação: 3 Código de acreditação: CCPFC/ACC-89896/17

Descrição:

Esta formação pretende treinar o olhar dos docentes para a leitura de imagens, dotando-os de uma melhor compreensão das potencialidades da ilustração dos livros infantojuvenis para a sua prática letiva e para a motivação dos seus alunos. A par e passo, será demonstrando o manancial de funções que a imagem desempenha na literatura infantojuvenil e como esta pode ser rentabilizada, em termos didáticos, numa série de grupos disciplinares e ciclos, desde o pré-escolar ao secundário, das Letras às Ciências, passando pelas Artes.

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Tema:Pré-Escolar e 1.º CEB

Tipologia: Leitura e Escrita

Modalidade: Oficina de formação

Objectivos:

- Promover uma utilização didática alargada e apurada da literatura infantojuvenil;
- Estimular a cabal interpretação de imagens, de modo a poder, posteriormente, promover a Literacia Visual dos discentes;
- Refletir sobre a edição literária contemporânea dirigida aos mais novos, estabelecendo padrões de qualidade e critérios de apreciação;
- Traçar as tendências atuais da literatura infantojuvenil, enfatizando as potencialidades do álbum narrativo;
- Facultar sugestões de didatização de livros infantojuvenis de qualidade, produzindo materiais que possam ser úteis à turma de formação e, futuramente, a outros colegas;
- Refletir sobre a Literatura para Crianças e Jovens: entre o papel e o digital.

Duração total de acreditação: 30

Duração presencial: 15

Duração trabalho autónomo: 15

Observações: