Código da ação:
4
Código de acreditação:
CCPFC/ACC-89255/16
Descrição:
Esta ação surge no âmbito da Didática Específica da leitura e da escrita e permitirá discutir, refletir e conceber práticas pedagógicas específicas do ensino da língua.
Destinatários:
Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tema:Pré-Escolar e 1.º CEB
Tipologia:
Leitura e Escrita
Modalidade:
Oficina de formação
Objectivos:
•Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a leitura e a escrita;
•Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas potenciando os benefícios da literacia para a infância como forma de renovação do contexto de ensino e aprendizagem;
•Refletir e debater as potencialidades de diferentes metodologias na aprendizagem da leitura e da escrita;
• Discutir, oralmente e por escrito, o(s) processo(s) de investigação /indagação sobre algumas temáticas específicas do ensino da língua;
• Elaborar processos de ensino da produção escrita;
• Conceber práticas de ensino promotoras de ensino da leitura;
•Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito da leitura e da escrita;
•Refletir sobre o impacto da avaliação de processo na aprendizagem da leitura e da escrita;
•Planificar atividades para avaliar os conhecimentos relativos à produção textual e ensino da leitura;
•Identificar as potencialidades do processo de monitorização para a melhoria do trabalho da escola.
•Fomentar a troca de experiências, de conhecimentos e ideias.
•Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito do processo de ensino da leitura e da escrita.
Duração total de acreditação:
50
Duração presencial:
25
Duração trabalho autónomo:
25
Observações:
Prioritária para docentes que vão lecionar 1º ou 2º ano no próximo ano letivo.