DESAFIOS DE APRENDIZAGEM COM SENSORES - LABORATÓRIO DOS SENTIDOS

Código da ação: 8 Código de acreditação: CCPFC/ACC-89581/17

Descrição:

Com esta ação pretendemos promover abordagens práticas e contextualizadas, que partem de realidades percecionadas pelos sentidos (luz, som, força, etc.) para introduzir desafios de aprendizagem em que as perceções se confrontam com a medida, recorrendo a sensores desenhados para serem usados pelas crianças.

Destinatários: Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Tema:Pré-Escolar e 1.º CEB

Tipologia: Matemática e Ciências

Modalidade: Oficina de formação

Objectivos:

Sensibilização para uma mudança de práticas pedagógicas e didáticas na abordagem e desenvolvimento do conceito de número, das operações com números e da leitura e interpretação de informação numérica nas suas múltiplas representações.
Incorporação de tecnologia específica (sensores) nas atividades letivas com enfoque nas aprendizagens realizadas pelos alunos pelo meio da descoberta.
Promoção da observação e interpretação do mundo físico através da tecnologia de sensores.
Promoção de competências da literacia da informação integrando a leitura, a procura e avaliação da informação, o seu tratamento e análise no âmbito de atividades individuais e de grupo.
Desenvolvimento de atitudes positivas relativamente aos números e à matemática através de práticas pedagógicas motivadoras e estimulantes para os alunos.
Conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de desafios de aprendizagem integradores dos conteúdos da ação de formação.

Duração total de acreditação: 30

Duração presencial: 15

Duração trabalho autónomo: 15

Observações: