JOGOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA

Código da ação: 13 Código de acreditação: CCPFC/ACC-84946/15

Descrição:

É essencial que a aula de Matemática funcione como um espaço onde o aluno possa expressar as suas ideias. Neste sentido, as atividades em grupo, habituais nos jogos, são de extrema importância, uma vez que estimulam a comunicação em contexto escolar entre alunos e professores, pois, enquanto jogam, os alunos vão percebendo a(s) finalidade(s) do jogo e compreendendo e partilhando ideias e conceitos através do diálogo com os seus pares e com o professor.

Destinatários: Professores dos Grupos 110, 230 e 500

Tema:Matemática

Tipologia: Matemática e Ciências

Modalidade: Oficina de formação

Objectivos:

  • Estimular a utilização de jogos matemáticos como meio de comunicação matemática, por alunos e professores;
  • Valorizar a experimentação de modo a evidenciar a utilidade prática da matemática;
  • Fomentar o trabalho de grupo;
  • Diversificar metodologias e instrumentos de avaliação;
  • Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores;
  • Conceber e implementar projectos disciplinares/interdisciplinares recorrendo aos jogos matemáticos;
  • Promover junto de alunos e professores a expressão de uma maior criatividade no processo do ensino/aprendizagem;

Duração total de acreditação: 50

Duração presencial: 25

Duração trabalho autónomo: 25

Observações: