sábado, 21 de Janeiro de 2017     •  Entrar
 
   
 
   
   
   
 
 
     
 
   moodle.ccems.pt
 
 
     
     
 

CComp. Entre Mar E Serra

 
 
     
     
 

Rede de CFAEs do Centro

 

CCPFC 

 
 
     
     
 
Notícias   Notícias
Notícias

O Conselho de Diretores, na sequência do trabalho da Secção de Formação e Monitorização, deliberou avançar para o ano 2015-16, com um Plano de Formação de transição, que inclua propostas recentes em condições de ser implementadas, e os percursos que vinham a ser realizados nos últimos anos letivos. O presente Plano de Formação servirá também de ponto de partida para a construção dos Planos de Formação de cada Escola ou Agrupamento de Escolas associados para o próximo biénio.

  [+] Ler mais...

Notícias

Ação de formação sobre a utilização de calculadoras gráficas, em parceria com a CASIO, destinada aos grupos 500 e 510. Inscrições e mais informações aqui.

  

Notícias

Apesar de algumas iniciativas já terem sido lançadas, estando mesmo em fase de organização e planeamento, sistematizamos num documento que designamos como “Plano de Ação 2014-15” as principais iniciativas de formação para o corrente ano letivo que servirão de base à elaboração dos Planos de Formação de cada Escola-Associada (que poderá acrescentar ações ao respetivo plano). Para além da sistematização dos princípios organizativos, da apresentação sumária dos percursos formativos e das ações, e da explicitação dos procedimentos de inscrição, disponibilizamos ainda informação adicional sobre algumas ações ou percursos formativos e a ficha de inscrição a preencher.

  [+] Ler mais...

Notícias

Foi lançado, em parceria com sete escolas da região, um percurso formativo para docentes do Ensino Profissional das escolas da região de Leiria (Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós) visando a reflexão e partilha de práticas no âmbito de aspetos pedagógicos das funções docentes e do exercício de cargos no âmbito deste percurso formativo, a saber: A - Metodologias e práticas de organização e implementação do processo formativo; B - Funções de organização, planeamento e acompanhamento. As ações de formação serão implementadas na modalidade de “Oficina de Formação” com 25 horas presenciais e 25 h de Trabalho Autónomo. Estão previstas no âmbito do processo formativo a realização de conferências públicas em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e com o Núcleo Empresarial da Região de Leiria (NERLEI). 

Programa detalhado da iniciativa.

Inscrições em http://iniciativa.ccems.pt/profissional

  

Notícias

O Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem implementou, no ano letivo 2013-14 um total 46 turmas de formação contínua de docentes, envolvendo 866 professores com um volume de formação total de 33 600 horas de formação. Esta formação teve diversos enquadramentos temáticos e foi implementada no contexto das escolas/agrupamentos (oferta de escola), em percursos formativos envolvendo várias escolas (inter-escolas) ou ainda no âmbito de projetos e parecerias. Iniciamos também a formação de não docentes com uma ação sobre POC Educação para Assistentes Técnicos (21 formandos) e um percurso formativo para Assistentes Operacionais com 3 ações de que se realizaram um total de 10 turmas (374 formandos).

Informações detalhadas sobre a formação executada.

Gráfico com o resumo da formação.

  

Informações

 A Câmara Municipal de Leiria irá promover no próximo dia 9 de Setembro o V Fórum da Educação com o tema: "Sucesso Escolar. Que Estratégias".

O programa pode ser visto aqui.

Inscrição em: educacao.cm-leiria.pt/vforumeducacao 

  

Avisos

Bolsa de formadores internos – Recenseamento De acordo com o novo RJFCP, o CFRCA necessita de recensear Formadores. Este ato não implica a atribuição de formação. O exercício de funções de formador será oportunamente acordado com os Diretores das Escolas, nas condições a definir superiormente, caso as áreas/domínios de formação propostas venham a integrar o Plano de Formação. Este recenseamento é também fundamental para dar suporte a iniciativas de acreditação do trabalho realizado em contexto de escola no âmbito curricular e não curricular.

  [+] Ler mais...

Notícias

Os Assistentes Operacionais (AOs) são, a seguir aos docentes, os recursos humanos mais numerosos nas organizações escolares. Com estas iniciativas pretendemos iniciar uma intervenção que, em termos genéricos, visa reforçar o papel destes profissionais como auxiliares da ação educativa, e mobilizá-los para uma participação mais ativa na resolução dos problemas que se colocam às organizações escolares.
Os temas das ações propostas são:
1 - Lidar com a diferença em contexto escolar
2 - Identificação e Prevenção de Comportamentos Aditivos nas Escola
3 - Identificação e encaminhamento de situações de maus tratos continuados
 
A fase que agora iniciamos tem como finalidades gerais a sensibilização e a motivação, seguindo-se o estudo dos desenvolvimentos mais especializados (em 2014/15) em função dos temas, das necessidades das escolas, e da natureza das funções dos destinatários.
  

Notícias

Com o apoio das escolas-associadas foram desenvolvidos e aprofundados, nos últimos anos, modelos de organização da formação contínua de docentes que garantem que todos os docentes têm acesso à formação contínua gratuita a que estão legalmente obrigados.

Estão em execução os planos de formação das Escolas-Associadas que envolvem ações definidas pelas escolas para parte significativa dos seus docentes (Oferta de Escola) e outras que reúnem docentes diferentes escolas (Oferta Inter-Escolas).

Ao todo estão em curso 40 turmas, distribuídas pelas diferentes escolas, que envolvem mais de 700 docentes. As temáticas formativas apresentam-se organizadas em três áreas: didáticas específicas, tecnologias de informação e comunicação, ambiente escolar e educativo.

Apesar de já ter ações concluídas e outras programadas, ainda está a ser organizada e planeada a Fase II que envolverá formação realizada no âmbito de parcerias, projetos e outras iniciativas. Nas duas tipologias e fases prevemos realizar cerca de 50 turmas com um total de 900 formandos.

 Conheça as ações em curso aqui

 

  

Notícias

Em parceria com a Equipa do Desporto Escolar da Direção Geral de Educação (DGE) e Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) vamos implementar nos meses de Março e Abril, na Escola Básica e Secundária da Batalha, uma ação de formação contínua com a designação Iniciação ao Ténis de Mesa, na modalidade de Curso de Formação, com uma duração de 25 horas presenciais (1 Unidade de Crédito). A ação está acreditada para docentes dos grupos 260 e 620.

A formação está prevista para dois sábados (22 e 29 de Março das 9:00 às 19:00 h) e três sextas-feiras (21, 28 de Março e 4 de Abril das 19:00 às 22:00 horas).

As candidaturas decorrem até ao dia 07 de Março, através do envio para ao mail do centro de formação (cfrca@ccems.pt) da ficha de inscrição. As prioridades de acesso são por esta ordem: i) integrar equipas do Desporto Escolar na modalidade de Ténis de Mesa; ii) integrar equipas do Desporto Escolar, independentemente da modalidade e iii) menor acesso a formação contínua acreditada nos últimos anos letivos.

Poster de divulgação (pdf)

Ficha de inscrição (doc)

  

Página 1 de 6Primeiro   Anterior   [1]  2  3  4  5  6  Seguinte   Último